Innovation Contest – Grupo Mateus
O Grupo Mateus é um dos 5 maiores grupos varejistas do país contando com mais de 200 empreendimentos nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Tocantins, Ceará, Pernambuco, Bahia, Sergipe e Alagoas.
O grupo tem como objetivo fortalecer sua posição de liderança nos segmentos de Atacarejo, Atacado e Varejo no Norte e Nordeste, através da consolidação da estratégia omnichannel, aproveitando todos seus formatos e negócios. E para isso, a Universidade Corporativa de Líderes (UniMateus) é um dos programas que recebe mais investimento para preparar dentro de casa as lideranças que irão suporte o crescimento acelerado do Grupo em outros estados e regiões.
Fundada em 1986, a empresa abriu capital na bolsa cercada de expectativas e, por isso, foi segunda maior abertura de capital de 2020. Com R$ 4,5 bilhões em caixa para expandir a sua operação, a varejista correu para comprar terrenos para ampliar a presença nas regiões Norte e Nordeste e investir em tecnologia e inovação para dar suporte a esse crescimento.
O desafio
O Grupo Mateus necessitava testar novas formas de educação que fossem focadas em resolução de problemas internas para que as lideranças que estavam sendo formadas pudessem trazer melhorias quando estivessem atuando no dia a dia do negócio.
Com isso, foi pensado em programa de intraempreendedorismo, o Innovation Contest.
A solução
O objetivo do Innovation Contest para o Grupo Mateus é desenvolver soluções em um ambiente de competição com colaboradores da Universidade Corporativa (antiga ULMA, agora UniMateus) baseado nas necessidades reais levantadas pelos gerentes de loja do Grupo.
Atuamos nas seguintes etapas que o Innovation Contest pudesse funcionar:
- Briefing Labs: laboratório de inovação usando a abordagem do Design Thinking e no método Howl (antigo BIP) para levantar as principais necessidades do Grupo observados por quem está na operação dentro das lojas.
- Innovation Contest: acontece em um ambiente de imersão de 3 dias com o objetivo de construir soluções para áreas empresariais, considerando sempre um público de universidades corporativas, trainees e estagiários. Essas pessoas recebem em mãos necessidades levantadas por seus gerentes, no Briefing Labs, e trabalham usando metodologias de inovação própria da Creative Pack
Resultados e Impacto no Negócio:
- 73 pessoas participaram do programa Innovation Contest;
- 48 horas de formação na etapa de Innovation Contest mais 8 horas do Briefing Labs, totalizando 56 horas;
- 8 soluções foram geradas para as 4 necessidades levantadas anteriormente, 2 para cada necessidade.
- Lideranças propondo soluções que foram implantadas pelo setor de tecnologia alguns meses depois, para melhorar o sistema geral do Grupo Mateus;
- Processos foram modificados dentro da loja para otimizar a reposição de produtos no momento de fluxo dentro das lojas.