Ações de inovação de acordo com perfil e objetivo estratégico

Se você ainda não definiu bem o seu perfil e seu objetivo estratégico, dá só uma confira o artigo Começando o processo de inovação corporativa.

É de acordo com seu perfil e objetivo estratégico que as jornadas de inovação começam a fazer sentido para cada uma das empresas. E a primeira grande lição quando se fala de inovação corporativa é que cada empresa vai fazê-la de uma maneira diferente.

No curso Co-Innovation Journey for Startups and Corporate foi citado algumas ações que empresas começaram a adotar para trabalhar com inovação. E tomei como base o modelo apresentado para apresentar quais são essas ações e quais objetivos estão atrelados.

Observação: O “xxx” significa maior adequação para atender ao objetivo e “x” menor.

Exemplos de ações de inovação que podem ser adotados:

• Eventos como maratonas (hackathons), jornadas empreendedoras, meetups (bate-papo informais) e workshops. Recomendado para empresas com perfil mais conservador e que estão iniciando o processo de inovação interna.
  • Espaços de coworking para pessoas empreendedoras, startups ou times de inovação. Recomendado para empresas com perfil mais conservador e que estão iniciando o processo de inovação interna.
  • Programas de suporte, como aceleração e incubação de negócios. Recomendado para empresas com perfil mais moderado e que já iniciaram processo de inovação interna.
  • Construção de prova de conceito com startups para resolver problemas internos. Recomendado para empresas com perfil mais moderado e que já iniciaram processo de inovação interna.
  • Investimento em startups. Recomendado para empresas com perfil mais agressivo e que já possuem um processo de inovação consolidado internamente.
  • Aquisições de startups. Recomendado para empresas com perfil mais agressivo e que já possuem um processo de inovação consolidado internamente.

Pela tabela é possível perceber claramente que as ações podem ser bastante efetivas, porém, apenas se elas estiverem atreladas à objetivos específicos. Isso nos mostra que não é qualquer ação de inovação que vai trazer os resultados pretendidos pela empresa.

A importância das jornadas de inovação

É por isso que as jornadas de inovação corporativas se tornaram tão importante para as empresas que desejam iniciar esse movimento interno e consolidar uma cultura de inovação.

Mais do que só uma ação específica de inovação, com a jornada é possível criar um conjunto sistemático delas que estejam vinculado à objetivos estratégicos e representem um plano de médio e longo prazo.

No Playbook de Open Innovation feito pela Endeavor eles deixam claro que

Se uma organização depender apenas de um programa de aceleração, um hackathon ou uma parceria com universidades, seus resultados serão talvez pouco efetivos para a construção do que será o futuro daquele negócio.

Por isso, na Creative Pack, uma plataforma de inovação, focamos na construção de jornadas baseadas em inovação, cultura e comunidade. Usando a metodologia própria (Howl) como suporte para aproximar dos objetivos estratégicos das empresas.

Como iniciar as ações de inovação?

Depois que os objetivos estratégicos estão bem definidos para trabalhar inovação, é o momento de pensar em quais ações podem ser desenvolvidas. E para isso deixo aqui algumas recomendações para iniciar:

• O objetivo estratégico deve estar à frente de todas as ações pensadas: não adianta trazer todas as ações ao mesmo tempo, leve sempre em consideração a maturidade de inovação da empresa;
  • Pensamento no médio e longo prazo: isso significa dizer que não é na primeira ação de inovação que você vai transformar toda a empresa, é necessário pensar no conjunto sistemático das ações no médio e longo prazo;
  • Comece pequeno: perceba o que a corporação precisa para inovar, converse com os colaboradores e gestores e definam pequenas ações que possam iniciar uma mudança de mentalidade. Pode ser um treinamento, evento, ações de cultura, mudança de processo…
  • Tenha um time olhando para inovação: é esse time que vai centralizar as ações de inovação na empresa para saber se estão alinhadas aos objetivos estratégicos e pensar em como potencializar os resultados alcançados;
  • Procure parceiros: além da expertise, os parceiros ajudam a acelerar a adoção das ações de inovação e mantém uma jornada mais consistente.

E se quiser trocar ideia sobre o início do processo de inovação da sua empresa, só chamar. Faço parte da Creative Pack, que facilita a construção de jornadas de inovação corporativa.

Assine nossa newsletter para mais conteúdos sobre inovação!