Começando um processo de inovação corporativa

Antes de mais nada, defina o perfil de investimento da sua empresa e o objetivo estratégico que deseja alcançar.

Este texto vai abordar a importância da definição do perfil de investimento e do objetivo estratégico para empresas que querem adotar a inovação como estratégia de negócio.

Não é de hoje que as empresas buscam inovação. Uma palavra que tomou conta dos eventos, das conferências, das pautas de reuniões da alta gestão… de todos os lugares.

Segundo o estudo The Age of Collaboration, a inovação tem sido colocada no topo de prioridades das empresas. E já começa a fazer parte das estratégias das mesmas.

Fonte: The Age of Collaboration

Se por um lado as empresas colocam a inovação no topo de prioridades, por outro muitas delas ainda estão incertas em relação ao retorno de investimento (ROI), os resultados tangíveis a serem alcançados e o que pode custar de reputação da empresa caso o processo falhe.

É verdade que não tem o caminho perfeito, de sucesso garantido, mas é possível aprender e construir o próprio caminho da inovação. E tudo pode começar com: definição do perfil de investimento para inovação da sua empresa e do objetivo estratégico que se deseja alcançar.

Pare um pouco e pense como um investidor iniciante. Se você já abriu uma conta em alguma corretora de valores sabe o que estou falando. Antes de começar a investir eles te fazem umas perguntas com o intuito de definir bem qual o seu perfil de investidor.

E a pergunta que se deve fazer é: você sabe o perfil de investimento para inovação da sua empresa? É conservador, moderado ou agressivo?

A resposta desta pergunta é importante, porque ajuda a definir qual o percentual de investimento em inovação você está disposto a disponibilizar. E mais, que tipos de ações podem ser realizadas para alcançar o seu objetivo estratégico.

Para definir o seu perfil, vou colocar algumas características dos três níveis:

• Conservador — ainda está começando as primeiras ações internas de introdução à inovação na empresa. Pode investir até 1% do faturamento em inovação.
  • Moderado— já introduziu conceitos de inovação e experimentou alguma ação para inovação (hackathon, espaço coworking, jornadas internas…). Pode investir até 10% do faturamento em inovação.
  • Agressivo — já possui diversas iniciativas de inovação dentro da empresa e agora busca consolidar os aprendizados para potencializar os ganhos dessas iniciativas. Pode investir mais 10% do faturamento em inovação.
Photo by engin akyurt on Unsplash

Depois de definir o seu perfil de investimento, é hora de estruturar o objetivo estratégico para inovação. Assim reduz as incertezas do processo de inovação, permite traçar resultados a serem alcançados e métricas para acompanhar a evolução do processo. São exemplos de objetivos estratégicos de empresas que começam o processo de inovação:

• Resolver problemas do negócio: encontrar novas soluções para a empresa que possam resolver problemas operacionais ou de gestão para atingir a excelência operacional.
  • Fornecer novas soluções para clientes: seja mudando o produto ou melhorando o serviço, empresas querem conversar melhor com os consumidores e aumentar o valor de suas marcas perante o mercado.
  • Crescimento mais rápido: obter novos clientes e uma fatia maior do mercado, rapidamente.
  • Destaque para a empresa: a inovação melhora a imagem perante o mercado e empresas ganham destaques por isso.
  • Atrair os melhores talentos: pessoas talentosas e inovadoras querem trabalhar para empresas inovadoras.

Dependendo do perfil do investidor e do objetivo estratégico que sua empresa tem é possível realizar diferentes ações para inovação. Os benefícios disso:

• Retorno de investimento positivo;
  • Expectativa e resultados alinhados;
  • O caminho para inovação pode ser desenhado mais facilmente e iterado também;
  • Evita possíveis frustrações internas, com empresas parceiras ou com o ecossistema local.

E agora, considerando o perfil de investidor da sua empresa e objetivo estratégico, qual percentual a inovação vai representar na carteira de investimento da sua empresa?

No próximo texto vou abordar que tipo de ações de inovação as empresas realizam de acordo com o perfil de investimento e objetivo corporativo.

Assine nossa newsletter para mais conteúdos sobre inovação!