Formação Howl para mulheres de 2022

O que foi afinal essa formação e o que ela representou?

Dentro da Creative Pack fizemos alguns acordos e compromissos sobre ter mais mulheres na inovação. E claro que isso não poderia ser só um discurso irresponsável e sem ações práticas. Por isso, em 2021 começamos a falar internamente, sobre como nos sentíamos em relação ao tema para consolidar ainda mais um lugar seguro para que nós dentro da Alcateia pudéssemos ser vulneráveis. Com isso, vieram os primeiros compromissos, ouvir as mulheres que fazem parte do ecossistema de inovação, abrir os eventos para que mais mulheres pudessem contar suas histórias e se inspirar… Final de 2021 tínhamos as seguintes metas:

  • Formar 20 mulheres no método da Creative Pack até fim de junho de 2022;

Com esses compromissos em mente, começamos a trabalhar! Não foi nem um pouco fácil, mas o sentimento era:

Estamos abrindo caminho para que outras mulheres possam vir.

No dia 22/02/22 lançamos oficialmente as inscrições para a Formação Howl para mulheres, em um evento aberto para a comunidade na presença das mulheres que buscavam transitar de carreira, atuar como facilitadoras da inovação e gestoras também.

Evento de lançamento oficial da formação.

Tivemos quase 100 inscrições, em que tínhamos que selecionar 20 mulheres. Fizemos dinâmica em grupo para conhecer mais as habilidades, entrevistamos as finalistas e fechamos a lista!

Sobre a formação

Desenhamos uma formação com duração de 3 meses dividida em 5 módulos principais para que 20 mulheres pudessem compreender como conceitos básicos de inovação e aplicar na construção de um produto para um problema real vivido pelas empresas.

Encontro de Onboarding para receber as 20 mulheres da formação!

Tivemos atividades presenciais e online (síncronas e assíncronas) para que elas pudessem desenvolver habilidades fundamentais para inovação.

Os módulos foram divididos em:

  • 1º módulo falamos sobre conceitos de inovação, design thinking, deseign centrado no humano, métodos ágeis e lean startup. Com atividades remotas síncronas e workshops mão na massa presenciais, mostramos para as mulheres o início de tudo, desde a confiança criativa até a mentalidade da inovação.
Workshop de Design Thinking
  • 2º módulo dedicado ao método Howl na sua parte de descoberta de produto. Foi o momento de conhecer de maneira profunda sobre pesquisa de mercado, entrevistas, jornadas dos usuários, definição de problema, análise patológica, processos de ideação e priorização de ideias.
Howl Experience — imersão do método Howl para construir Mínimos Produtos Viáveis
  • 4º módulo foi o momento de falar sobre validação e como os ciclos funcionam para construir, medir e aprender rápido como ensinado no lean startup.

Formatura

Realizamos um evento fechado para convidadas que acompanham o movimento Mulheres da Alcateia desde o início. Tivemos uma agenda repleta de significado e emoção, tendo o discurso de abertura da Lanna Reis, e da nossa oradora, Claudia Azevedo, pautado no poder que nós mulheres temos para revolucionar, e dentro da inovação é apenas mais um espaço para isso. O quanto somos capazes por sermos bélicas e nada convencionais!

Depois disso, as equipes da formação foram desafiadas a apresentar o pitch dos projetos criados e principalmente demonstrar os principais aprendizados que tiveram durante os 3 meses.

E por fim tivemos a entrega oficial dos certificados para que pudéssemos começar as celebrações.

Foto oficial da entrega dos certificados.

Tornar a Formação Howl para mulheres realidade

Os bastidores de uma formação têm muita ansiedade, cobrança para entregar o melhor que podemos, cuidado com a experiência, confrontos de ideias…, Mas tudo vale a pena quando se entrega um encontro legal, uma imersão incrível, um evento emocionante e principalmente quando ouvimos as histórias que as mulheres compartilham.

Quantos choros não rolaram em cada encontro, porque aprendemos que demonstrar a vulnerabilidade só nos torna mais forte e confiante. E é assim que seguiremos.

Para mim, enquanto facilitadora e mentora dos times e responsável pelo desenho da formação junto com o time da Creative Pack, foi muita emoção ver 14 mulheres (Camila, Carla, Carla Bianca, Carol, Erika, Jéssica, Helen, Laudelina, Paula, Pricilla, Sara, Sthefann, Talita, Tayla) recebendo o certificado da nossa 1ª formação nesse formato.

Eu puder ver de perto o crescimento de cada uma dessas mulheres, que possuem jornadas duplas ou triplas, mas se dedicaram a cada atividade para finalizarem a formação. E isso me deixa extremamente orgulhosa e certa do propósito que escolhi para mim:

Estar em ambientes que me permitam inspirar outras pessoas!

Agradeço a cada mulher que acreditou desde o início, que se desafiou, que foi além, que aprendeu a pivotar, que aprendeu a errar, que não desistiu e hoje são mais confiantes! Inovação é sobre resultado, mas é também sobre os aprendizados que se tem durante toda a jornada.

E com isso gostaria de agradecer as mulheres da alcateia que fazem parte da Creative Pack: Lanna Reis, Claudia Azevedo, Thami Miwa e Jéssica Rodrigues. Agradecer as facilitadoras que participaram das ações durante a formação: Amanda Sampaio, Karla Mendes, Leia Cardoso, Dali Vasconcelos, Gabriela Mercedes, Thamires Coelho, Thaiane Coelho, Maysa Antunes e Helena Saminez. Agradecer as pessoas que nos receberam em casa, a Danielle Abreu (Sebraelab — SEBRAE MA), Andreia Costa (CIX — CEUMA) e a UNDB com o Daniel Brandão dando todo suporte para nos receber bem.

Além disso, agradecer as mulheres que viram o movimento Mulheres da Alcateia nascer, Apoena Mendes, Andreia Lima, Monique Moraes, Alionália Lopes, Livia Guerra, Bruna Figueredo, mulheres da Aura Revista e tantas outras. Nos inspiramos em cada uma de vocês, mulheres.

Movimento Mulheres da Alcateia

A Formação Howl para mulheres faz parte do Mulheres da Alcateia que é o movimento da Creative Pack que tem como missão incentivar o protagonismo feminino na área de inovação. Nossas principais ações são:

  • Rituais internos da Creative Pack;

Mensagem final

Nosso trabalho deve preparar a próxima geração de mulheres para nos superar em todas as áreas esse é o legado que vamos deixar.

-Progresso

Rupi Kaur — Livro: O que o sol faz com a flores

Texto inspirado pela playlista: Mermã (Spotify) da Lanna Reis

Assine nossa newsletter para mais conteúdos sobre inovação!

© 2024 · Creative Pack · Todos os direitos reservados