Mais do que nunca precisamos testar
- creative.pack
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- 18 de abril de 2020
Depois de não sei quantas lives, webinars, artigos sobre coronavírus, especialistas de negócios, consultores e profissionais tentam fazer um balanço dos impactos, das consequências que o vírus trouxe para o mundo todo.
E não, ninguém está imune ao vírus! Devastador, veio para modificar a lógica das coisas e trouxe mudanças gigantescas a empresas e pessoas de maneira geral.
Por mais que seja uma acontecimento previsto, um cisne branco como citado por Nassim Taleb, o único que se mostrou preparado para isso tudo foi ele mesmo. Falo isso, porque ele é também gestor de um fundo de investimento nos EUA e durante essa crise que está causando prejuízos financeiros tal qual a crise de 1929, o fundo dele valorizou mais de 3000%. Ele assumiu o risco de trilhar um caminho que ninguém estava fazendo, e agora colhe os resultados. Parece um pouco com inovação, não né? Mas vamos já falar nisso.
Ele ainda apontou erros cometidos desde a descoberta do Covid-19, como o cometido pelos EUA em não fechar o país para evitar prejuízos bilionários as companhias áreas, mas agora gasta trilhões para ajudar a manter a economia. Ou então, a falta de um plano de governo com protocolos claros para lidar com a pandemia.
Enfim, o que sabemos é: não mudaremos o passado, mas podemos ajudar a moldar o futuro. E vou logo adiantando, esse texto aqui não vai lhe oferecer a fórmula mágica para lidar com a pandemia. O objetivo aqui é mostrar a importância de se começar a fazer algo AGORA e não deixar para depois.
Como tudo começou?
Eu já trabalho com inovação há pelo menos 5 anos na Creative Pack. E desde o princípio, a lição que tive que aprender é:
Não existe fórmula mágica para inovação e velhos mapas não ajudam a gente a navegar para o futuro.
Eu falo isso, pois de que adianta agora um planejamento estratégico da de 5–10 anos? Alguém previu que em 2020 iríamos ter uma pandemia nesse plano estratégico? Por favor, se sim, quero conversar com você.
A gente não se prepara para grandes catástrofes, para grandes mudanças, então porque você acha que a gente vai inovar?
Inovação é difícil de trabalhar, não tem a ver só com ferramentas, não é só implantar um sistema na empresa, não é trabalhar com métodos ágeis. Até porque nem aplicando tudo isso ou copiando um modelo de inovação de uma empresa é possível dizer com certeza que você vai ter sucesso.
Inovação tem a ver com PESSOAS, como todo mundo já sabe. E não falo só porque projetamos pensando nelas, mas também porque são pessoas que fazem a inovação acontecer. E isso envolve a forma de pensar e a cultura em que elas estão inseridas. Então, se você gestor quer começar a inovar, sugiro que comece pela cultura ou pelo pensamento dos seus colaboradores.
É isso que vai fazer a diferença em momentos como esse que estamos passando, de complexidade e incerteza. E se seu time não tiver preparado para isso, bem…os próximos capítulos podem não ser tão positivos assim.
Não sabemos para onde vamos, mas precisamos testar
Eu não me atrevo dizer o que vai acontecer nem até a próxima semana, mas sei que está mais do que na hora de filtrar os acontecimentos, se adaptar e agir. Não dá para ficar parado.
Vamos de exemplo, a primeira live feita por Gusttavo Lima, mostrou como os artistas podem estar próximos do seu público em tempos de pandemia. Trouxe um formato diferente e em uma super produção. E logo depois, veio Jorge e Mateus que bateu recorde de público, mas Marília Mendonça foi a grande recordista com 3,2 milhões de pessoas em sua live. Ninguém estava acostumado com esse formato, então a cada live os artistas viam o que dava certo e o que não. A própria publicidade dentro das lives ganharam abordagens diferentes.
E isso me fez lembrar do que aprendemos com design sprint e lean startup
Ciclos mais curtos partindo da construção de hipóteses, experimentos, aprender com dados e clientes e melhorar o que precisa. E iterar, iterar, iterar… sempre.
É hora de colocar em prática aquelas ações de inovação que propõe uma mudança no seu modelo de negócio atual, que tem um potencial de gerar mudança para o mercado e ajudar um número maior de pessoas.
Além disso, é hora de testar novas campanhas nas redes sociais, novos formatos de reuniões, novas formas de gestão… se abrir para um jeito novo de fazer as coisas que fazíamos. Não é tão simples, mas tudo começa na sua mente e das pessoas que estão com você, se acreditam que podem mudar, vão procurar caminhos para isso.
Não existe uma fórmula mágica. Cada um vai descobrir um caminho para seguir, mas como dizia Morpheus:
Existe uma diferença entre CONHECER o caminho e TRILHAR o caminho.
São os testes e experimentos que vão ajudar a trilhar os caminhos nesse momento. Vamos errar, aprender e sair fortalecido de tudo isso.
E espero que a partir de agora a gente valorize mais a inovação, que ela represente uma parte maior dos nossos negócios e até da nossa vida. E que no fim de tudo isso a gente possa queimar os barcos como fez Hernán Cortez para que não fiquemos tentados a voltar como era antes.
Precisamos sair disso tudo mais conscientes e priorizando o que realmente importa. Pelo nosso próprio bem, das pessoas que gostamos e dos negócios que temos ou queremos ter no futuro!
E se precisar de ajuda para fazer testes em seu time ou equipe, só chamar. A Creative Pack pode ajudar 😉