Case BlackSwan – Como expandir resultados por meio da inovação?
O Grupo Mateus é um dos 5 maiores grupos varejistas do país contando com mais de 200 empreendimentos nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Tocantins, Ceará, Pernambuco, Bahia, Sergipe e Alagoas.
O grupo tem como objetivo fortalecer sua posição de liderança nos segmentos de Atacarejo, Atacado e Varejo no Norte e Nordeste, através da consolidação da estratégia omnichannel, aproveitando todos seus formatos e negócios.
Fundada em 1986, a empresa abriu capital na bolsa cercada de expectativas e, por isso, foi segunda maior abertura de capital de 2020. Com R$ 4,5 bilhões em caixa para expandir a sua operação, a varejista correu para comprar terrenos para ampliar a presença nas regiões Norte e Nordeste e investir em tecnologia e inovação para dar suporte a esse crescimento.
O desafio
O grupo tinha o objetivo de se atualizar em termos de inovações práticas e conectar a sua área de tecnologia, Pulse, ao intraempreendedorissimo e metodologias de desenvolvimento de soluções com validação rápida e enxuta como as startups.
Existiam várias ideias e projetos para a criação de novos produtos ou serviços, mas eles não tinham a metodologia e as pessoas para liderar essas mudanças.
A solução
Fomos contratados para criar o conceito e fazer a gestão de um hub físico, que foi chamado de Black Swan. Este hub de inovação aberta foi a casa para buscar soluções de oportunidades não só no Grupo Mateus, mas também para outras organizações que eram mantenedoras minoritárias do espaço.
De acordo com o modelo de inovação aberta, para cada objetivo da empresa são sugeridos diferentes tipos de soluções, por isso, nosso time realizou diversas ações no hub, como:
- Programa de Residência para Startups, a fim de conectar startups que tenham negócios com sinergia nas áreas de atuação do Grupo Mateus e dos demais mantenedores.
- Eventos de Comunidade, com especialistas residentes no espaço ou não, para trazer pílulas de conhecimento para os residentes e aos ecossistemas de inovação próximos ao Black Swan.
- Rituais de Acompanhamento, com reuniões táticas semanais, touchpoint com os heads de squads e das startups, reuniões de validação demonstração de resultados com o sponsor e Demo Day.
- Trilha de Cultura, para as startups, squads e outras companhias mantenedoras, para ensinar e desenvolver cada vez mais líderes e projetos que fomentem uma cultura organizacional voltada à inovação.
Resultados
O Black Swan se tornou uma referência no ecossistema local, incentivando que outras grandes empresas e até o governo invistam mais nesse tipo de empreendimento.
Alguns dos resultados:
- Parceria com 58 comunidades.
- 206 eventos.
- 28 projetos acelerados, entre startups e squads de inovação.
- O squad de solução para acompanhamento o desempenho de vendas, perdas e despesas das lojas, trouxe mais de R$ 2.000.000 de economia para o grupo nos seus primeiros meses de implantação.
- Uma startup de micro lições treinou mais de 11.500 funcionários em 3 meses, gerando uma economia de mais de R$ 500.000 em treinamentos.
- O squad de aplicativo móvel dobrou o ticket-médio das compras feitas pelo aplicativo em comparação com as compras das lojas.
- Uma startup que entrou no hub como uma fábrica de eventos, pivotou a sua solução e hoje é uma plataforma de desenvolvimento de habilidades e competências, cujo primeiro teste, recebeu mais de 700 inscritos.
- O squad que desenvolveu um chatbot para auxiliar no SAC teve uma taxa de resposta 8 vezes maior, do que o período pré-solução.