Case BlackSwan – Como expandir resultados por meio da inovação?

O Grupo Mateus é um dos 5 maiores grupos varejistas do país contando com mais de 200 empreendimentos nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Tocantins, Ceará, Pernambuco, Bahia, Sergipe e Alagoas.

O grupo tem como objetivo fortalecer sua posição de liderança nos segmentos de Atacarejo, Atacado e Varejo no Norte e Nordeste, através da consolidação da estratégia omnichannel, aproveitando todos seus formatos e negócios.

Fundada em 1986, a empresa abriu capital na bolsa cercada de expectativas e, por isso, foi segunda maior abertura de capital de 2020. Com R$ 4,5 bilhões em caixa para expandir a sua operação, a varejista correu para comprar terrenos para ampliar a presença nas regiões Norte e Nordeste e investir em tecnologia e inovação para dar suporte a esse crescimento.

O desafio

O grupo tinha o objetivo de se atualizar em termos de inovações práticas e conectar a sua área de tecnologia, Pulse, ao intraempreendedorissimo e metodologias de desenvolvimento de soluções com validação rápida e enxuta como as startups.

Existiam várias ideias e projetos para a criação de novos produtos ou serviços, mas eles não tinham a metodologia e as pessoas para liderar essas mudanças.

A solução

Fomos contratados para criar o conceito e fazer a gestão de um hub físico, que foi chamado de Black Swan. Este hub de inovação aberta foi a casa para buscar soluções de oportunidades não só no Grupo Mateus, mas também para outras organizações que eram mantenedoras minoritárias do espaço.

De acordo com o modelo de inovação aberta, para cada objetivo da empresa são sugeridos diferentes tipos de soluções, por isso, nosso time realizou diversas ações no hub, como:

  • Programa de Residência para Startups, a fim de conectar startups que tenham negócios com sinergia nas áreas de atuação do Grupo Mateus e dos demais mantenedores.
  • Eventos de Comunidade, com especialistas residentes no espaço ou não, para trazer pílulas de conhecimento para os residentes e aos ecossistemas de inovação próximos ao Black Swan.
  • Rituais de Acompanhamento, com reuniões táticas semanais, touchpoint com os heads de squads e das startups, reuniões de validação demonstração de resultados com o sponsor e Demo Day.
  • Trilha de Cultura, para as startups, squads e outras companhias mantenedoras, para ensinar e desenvolver cada vez mais líderes e projetos que fomentem uma cultura organizacional voltada à inovação.

Resultados

O Black Swan se tornou uma referência no ecossistema local, incentivando que outras grandes empresas e até o governo invistam mais nesse tipo de empreendimento.

Alguns dos resultados:

  • Parceria com 58 comunidades.
  • 206 eventos.
  • 28 projetos acelerados, entre startups e squads de inovação.
  • O squad de solução para acompanhamento o desempenho de vendas, perdas e despesas das lojas, trouxe mais de R$ 2.000.000 de economia para o grupo nos seus primeiros meses de implantação.
  • Uma startup de micro lições treinou mais de 11.500 funcionários em 3 meses, gerando uma economia de mais de R$ 500.000 em treinamentos.
  • O squad de aplicativo móvel dobrou o ticket-médio das compras feitas pelo aplicativo em comparação com as compras das lojas.
  • Uma startup que entrou no hub como uma fábrica de eventos, pivotou a sua solução e hoje é uma plataforma de desenvolvimento de habilidades e competências, cujo primeiro teste, recebeu mais de 700 inscritos.
  • O squad que desenvolveu um chatbot para auxiliar no SAC teve uma taxa de resposta 8 vezes maior, do que o período pré-solução.

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