Case Programa Farol – Desenvolvendo embaixadores da inovação no setor portuário
A EMAP é a Empresa Maranhense de Administração Portuária responsável por um dos maiores portos público do Brasil, o Porto do Itaqui.
Para incentivar a pesquisa e a inovação no setor portuário, criou o Programa Farol – Residência Portuária por meio de convênio com a FAPEMA – Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão para desenvolver projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.
O desafio
Como formar talentos do programa Farol para atuar como gestores da inovação?
A visão dos líderes da inovação da EMAP era desenvolver um programa de suporte educacional que pudesse, durante 12 meses, acompanhar o desenvolvimento de soluções do Farol usando abordagens de inovação, através de um modelo de gestão ágil e que incentivasse a cultura de inovação da empresa.
A solução
Uma trilha de desenvolvimento formada por 3 jornadas de conhecimento para dar suporte ao desenvolvimento dos projetos:
- Jornada Cultura de Inovação: focada nos pilares fundamentais da inovação, a cultura e os processos de descoberta e entrega de soluções.
- Jornada de Gestão Ágil: focada em descobrir uma forma de trabalho mais ágil que possa ser replicada para outros ciclos de desenvolvimento de soluções.
- Jornada de Gestão da Inovação: focada em fazer a gestão da inovação que será fruto do trabalho de toda empresa e seus diversos programas voltados para essa temática.
Com acesso aos conhecimentos através de aulas online em diversos formatos, além de mentorias individuais e coletivas, e realização de cerimônias junto com o time, os residentes começaram movimentos que são fundamentais para a sustentabilidade da inovação dentro do cenário corporativo.
Resultados
Em 5 meses de trabalho, os resultados em números:
- 3 provas de conceito construídas;
- 3 MVPs (Mínimo produto viável) para 3 desafios internos;
- +70 horas de aulas para falar de cultura de inovação, forma de trabalho ágil e gestão da inovação;
- +45 horas de mentorias para os projetos.
Impacto no negócio:
Em uma das soluções implantadas foi possível reduzir em +90% a quantidade de tabelas de dados utilizadas e reduzir em 66% no tempo de geração de relatório financeiros e gerenciais. Além de desenvolver uma metodologia para mineração e análise de dados para o setor.