Howl Experience Retail – Realizando a primeira jornada de inovação aberta de uma empresa de varejo

O Grupo Mateus é um dos 5 maiores grupos varejistas do país contando com mais de 200 empreendimentos nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Tocantins, Ceará, Pernambuco, Bahia, Sergipe e Alagoas.

O grupo tem como objetivo fortalecer sua posição de liderança nos segmentos de Atacarejo, Atacado e Varejo no Norte e Nordeste, através da consolidação da estratégia omnichannel, aproveitando todos seus formatos e negócios.

 

Fundada em 1986, a empresa abriu capital na bolsa cercada de expectativas e, por isso, foi segunda maior abertura de capital de 2020. Com R$ 4,5 bilhões em caixa para expandir a sua operação, a varejista correu para comprar terrenos para ampliar a presença nas regiões Norte e Nordeste e investir em tecnologia e inovação para dar suporte a esse crescimento.

O desafio

Como fomentar a inovação aberta no Grupo Mateus a partir da resolução de desafios internos?

A solução

Lançamento de uma jornada de inovação aberta do Grupo Mateus para selecionar soluções para
desafios internos.

Para isso, realizamos os seguintes serviços:

 

  • Imersão inicial: iniciamos o processo da Howl Experience do grupo Mateus entrevistando pessoas atuantes na Operação de loja, RH, Vendas e E-commerce. O objetivo era levantar desafios iniciais para serem estudados no laboratório de briefing;
  • Laboratórios de briefing: O objetivo do Briefing Labs é levantar desafios a partir da
    percepção de necessidades da empresa em um ambiente de completa imersão em
    problemas, soluções, empatia, colaboração e experimentação.
  • Mineração de ecossistema para engajar comunidades no Brasil todo: Consiste no levantamento de atores, pessoas e instituições, que formam uma rede de conhecimento, habilidades e competências que tornam possível o desenvolvimento de uma solução para o desafio apresentado.
  • Mentorias pré-evento de hackathon: acompanhamento prévio das equipes selecionadas em edital para o evento hackathon com o intuito de estruturar o projeto de solução a ser desenvolvido.
  • Planejamento e execução do evento hackathon: estruturamos a maratona de 48 horas para que os times montassem seus protótipos funcionais implementáveis. Executamos atividades de seleção de mentores, jornada dos participantes, relacionamento dos fornecedores e facilitação da maratona.
  • Soluções propostas:
    • 1º LUGAR – CONTRATEI: A solução, proposta para o desafio de assertividade na seleção de talentos, propõe um serviço de indicações voltado aos colaboradores do Grupo Mateus, visando a redução no tempo de triagem, melhor segmentação da base de candidatos e a inserção da inteligência artificial na melhoria de atração, recrutamento e seleção de talentos.
    • 2º LUGAR – MOVING OF PEOPLE: A solução para análise de tráfego dentro das lojas físicas propõe o uso da inteligência artificial nos vídeos internos para a extração de dados de movimentação das pessoas, gerando informações completas que orientem o gestor no processo de tomada de decisão sobre a posição dos clientes e produtos, dentro das lojas.
    • 3º LUGAR – EASY MATEUS: Outra solução para a análise de tráfego dentro das lojas físicas propõe o mapeamento de pontos estratégicos e validação de layout também com o uso de câmeras e Inteligência artificial, traçando a rota comum do cliente e o perfil deste, de modo que sejam correlacionados.

Resultados e Impacto no Negócio:

  • 297 inscritos de 5 cidades do Brasil;
  • 45 participantes, 15 mentores e 19 voluntários;
  • 15 soluções desenvolvidas.
  • Início da estratégia de inovação do Grupo Mateus.

Imagens:

Assine nossa newsletter para mais conteúdos sobre inovação!

© 2024 · Creative Pack · Todos os direitos reservados