Panela Nestlé – Operando a estratégia de inovação aberta através de hubs e squads

A Nestlé é um empreendimento transacional focado no segmento alimentício e de bebidas. Hoje em dia, a sede se encontra na cidade suíça de Vevey, no estado Vaud. Essa foi avaliada como a maior companhia do planeta na área de produção de alimentos, tanto em função de sua lucratividade quanto de suas métricas no triênio de 2014 a 2016.

A atuação da Nestlé Brasil abrange 15 segmentos de mercado e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.

Prêmios de inovação conquistados (2020-2022):

 

  • Nestlé conquista o 1º lugar no Prêmio Valor Inovação Brasil 2021: Pela terceira vez consecutiva, companhia ocupa esta posição no setor de Alimentos, Bebidas e Ingredientes.

O desafio

Fomos convocados para ajudar na execução da estratégia de Inovação Aberta da Nestlé Brasil, atuando nas vertentes comunidades (espaço físico), gestão de squads (produtos digitais) e gestão de startups para os programas que seriam lançados.

 

A Nestlé já havia começado programas de inovação, porém ainda interno. Em 2020 fomos contratados para assumir e suportar a área de inovação aberta.

A solução

Na Nestlé Brasil:

 

  • Desenhamos e construímos o conceito do programa Panela (inovação aberta) para que a empresa pudesse ter um espaço físico funcional para startups, comunidades e universidades;
  • Estruturamos com o método Howl o escopo, a forma de trabalho e a gestão dos squads digitais que tiveram que acelerar o andamento após o início da pandemia em março de 2020. Nossa atuação era facilitar o método Howl desde a parte de descoberta até a entrega do Mínimo Produto Viável, fazendo a gestão completa dos times que estavam à frente dos produtos digitais da companhia. Link de um dos produtos que foram lançados no mercado:
  • Na área de Startups:
    • Foi feito um diagnóstico inicial para entender os desafios internos que poderiam ser resolvidos com negócios inovadores (startups). A captação de Desafios Nestlé foi um processo de definição com sponsor setoriais para entrevista via formulário e aplicação de laboratório de inovação com o objetivo de consolidar o foco nos desafios.
    • Estruturamos a captação de startups via Edital para que candidatos pudessem se inscrever nos desafios propostos inicial, suportado por ações de comunicação e ativação de ecossistema.
    • Com o método Howl, desenhamos o programa para as startups selecionadas, com o intuito de acelerar a entrega de valor para a companhia e fazer a implantação da solução proposta.

Resultados

    • Lançamento do produto digital Mercado Até Você: para ajudar os pequenos comerciantes de todo o país, que podem montar um e-commerce sem custo de entrada e mensalidade.

Mercado Até Você é uma iniciativa da Nestlé para apoiar o pequeno varejista

      • Construção do modelo do Panela: a plataforma de inovação aberta da Nestlé tem como função ser a ponte entre o ecossistema de inovação e a companhia, que foi lançado oficialmente apenas em 2021 devido a pandemia. Link:

Nestlé lança Panela, plataforma de inovação aberta

Impacto no negócio:

  • Com os primeiros passos de modelagem, a Nestlé foi reconhecida pelas suas iniciativas de inovação (Panela, Data Challenge, Reineventa…) e pela relação sólida com várias startups. Tornando assim uma companhia referência em inovação com prêmios de destaque nacional.

Assine nossa newsletter para mais conteúdos sobre inovação!

© 2024 · Creative Pack · Todos os direitos reservados