Universidade de Líderes – Grupo Mateus

O Grupo Mateus é um dos 5 maiores grupos varejistas do país contando com mais de 200 empreendimentos nos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Tocantins, Ceará, Pernambuco, Bahia, Sergipe e Alagoas.

O grupo tem como objetivo fortalecer sua posição de liderança nos segmentos de Atacarejo, Atacado e Varejo no Norte e Nordeste, através da consolidação da estratégia omnichannel, aproveitando todos seus formatos e negócios. E para isso, a Universidade Corporativa de Líderes (UniMateus) é um dos programas que recebe mais investimento para preparar dentro de casa as lideranças que irão suporte o crescimento acelerado do Grupo em outros estados e regiões.

 

Fundada em 1986, a empresa abriu capital na bolsa cercada de expectativas e, por isso, foi segunda maior abertura de capital de 2020. Com R$ 4,5 bilhões em caixa para expandir a sua operação, a varejista correu para comprar terrenos para ampliar a presença nas regiões Norte e Nordeste e investir em tecnologia e inovação para dar suporte a esse crescimento.

O desafio

Como criar um programa de desenvolvimento de lideranças setoriais personalizado e adaptativo para construção de habilidades e competências que dure 4 meses?

 

Considerando ainda os seguintes requisitos dados: Oficinas e disciplinas; Abordagem educacional; Habilidades e competências; Droppers (desistentes); Duração 7 a 9 meses.

A solução

Realizamos um laboratório de inovação usando a metodologia de Design Thinking, Mandalas da inovação (para convergência e divergência de ideias) e o Método Howl (antigo BIP) na busca para encontrar soluções viáveis para o desafio de reestruturação da ULMA (Universidade de Líderes do Mateus) através de uma discussão envolvendo um total de 32 pessoas, colaboradores de diversas áreas do Grupo Mateus (ULMA, Treinamento e Desenvolvimento, Gerentes de Lojas, Operacionais e It Happens).

Resultados e Impacto no Negócio:

  • O resultado foram duas soluções macros que atendem todos os requisitos previstos:

    • Um plano pedagógico que contemple o novo modelo de formação da ULMA com direito a alinhamento com novos professores, checklist de atividades do trainee na semana prática e rodada de feedback.
    • Definição e divulgação da política de competência e criação do programa de nivelamento Mateus, o chamado pré-ULMA para fazer um filtro de candidatos.
  • Formação de líderes reduzida 55% do tempo, saindo de 9 meses para apenas 4. Para acompanhar o crescimento e projeto de expansão do grupo Mateus.
  • O programa de liderança teve a inclusão de atividades que coloque as lideranças dentro da loja para lidar com situações reais e assim acelerar seu aprendizado.
  • Com o programa de nivelamento, os candidatos aumentaram engajamento e o número de formações aumentou.

Imagens:

Assine nossa newsletter para mais conteúdos sobre inovação!

© 2024 · Creative Pack · Todos os direitos reservados